EXPERIÊNCIA GASTRONÔMICA VEM MUDANDO O MERCADO DE ALIMENTAÇÃO FORA DE SEU HABITAT

Com consumidores cada vez mais exigentes, o desafio de quem trabalha com alimentação é proporcionar experiências multissensoriais.

Nos últimos anos, a gastronomia tem aderido a um movimento que ganha força em diferentes contextos: as experiências. Mais do que apenas servir comida, hoje, trabalhar com gastronomia é pensar em formas de impactar positivamente o cliente, levando em conta sentidos diferentes e paladares diferentes.

Com um público mais exigente e seletivo, a relação de compra entre empresas e consumidores mudou. Hoje, ela precisa ser mais pessoal, íntima e ir além do simples fornecimento de um produto. O desafio é vender, junto com a gastronomia de qualidade, experiências que agucem sentidos além do paladar e permitam que o consumidor crie memórias positivas.

Se o turismo de experiência já está consolidado como uma nova forma de conhecer lugares, a gastronomia de experiência se fortalece com a proposta de servir pratos de qualidade, levando em conta a vivência do consumidor e a subjetividade das relações de compra. A comida, é claro, segue protagonista, mas são os diferenciais que colocam os restaurantes, bares, pubs, confeitarias e até mesmo food trucks na liderança do mercado.

( Foto Divulgação – Google )

A busca por uma vivência memorável e transformadora é cada vez mais comum entre quem opta por comer fora de casa. O consumidor relaciona a ida a um restaurante com um momento carregado de simbologias, que trazem uma complexidade de sentimentos.

Nesse cenário, empresas que trabalham com alimentação precisam se adaptar para atender às novas demandas dos clientes se quiserem se manter competitivas. A mudança de comportamento também tem caráter econômico: as dificuldades financeiras do país fizeram com que muitas pessoas contivessem gastos com alimentação externa. Portanto, em tempos em que comer fora é um momento mais especial, a expectativa do público é que os estabelecimentos entendam esse pensamento e proporcionem experiências de valor.

( Foto Divulgação – Pinterest )

Diante desse cenário, vou apresentar neste conteúdo 10 experiências gastronômicas surpreendentes em São Paulo.

Já pensou comer em um colégio, na casa de um Chef famoso ou jantar com os olhos vendados?

Hoje eu trouxe uma lista para quem é apaixonado por novas experiências e quer fugir do tradicional.

Separei 10 lugares incríveis que envolve muita comida boa, pessoas que amam receber, culturas diferente, pratos de perfeita qualidade e ambientes inusitados!

Cada uma destas propostas tem um toque especial e com muito carinho nos detalhes!

Se você cansou da monotonia e quer uma nova experiência nesse incrível mundo da gastronomia, vem comigo que eu te mostro!

JANTARES CLANDESTINOS – TRAILER 55

Os Jantares Clandestinos juntamente com o Trailer 55 tem uma proposta incrível e simplesmente inesquecível! Uma parceria que deu certo entre o cozinheiro Lucas Maule e o blog de lifestyle Trailer 55 A idéia é que o endereço, o lugar e o cardápio são totalmente secretos.

E um dos pratos é servido com o cliente totalmente vendado, mas relaxa..pode confiar…O Chef Lucas Maule simplesmente arrasa na cozinha!

A decoração, o casal anfitrião, os pratos, o Chef, o ambiente, o Dj são simplesmente apaixonantes!

Quer um experiência gastronômica surreal?! Aqui é o lugar!


Reservas : jantaresclandestinos@gmail.com

Preço Médio do Menu Completo: R$: 150,00 ( exceto bebidas )
Instagram: https://www.instagram.com/jantaresclandestinos/

FECHADO PARA JANTAR

Batizado de Fechado para Jantar, o projeto organiza jantares em lugares inusitados, que não se assemelham em nada aos salões dos restaurantes tradicionais. “A ideia surgiu do desejo de criar uma experiência que fosse tão divertida para quem faz quando para quem consome. Tinha que ser algo informal e simples, como se o jantar acontecesse em minha casa. Um dos diferenciais do Fechado para Jantar é que os eventos acontecem em livrarias, teatros, no Morro do Vidigal, em uma loja de utensílios de cozinha, no depósito de uma loja de móveis, em uma biblioteca pública ou onde mais for possível.  Um olhar do todo e qualquer lugar da cidade e imaginar como seria se ali tivesse um restaurante. O Fechado dá oportunidade de brincar com isso. O projeto foi criado em outubro de 2012 e de lá para cá não parou mais,

expandindo sua atuação, inclusive com novos formatos de eventos, como alguns corporativos privados e um mais voltado ao conceito de bar. Todos os pratos são realmente inovadores, cheio de sabores e com uma apresentação impecável.

A decoração é bem personalizada com a proposta do dia. Muita música ao vivo, luz de velas, decoração e comida de primeira em um ambiente inédito é uma das propostas do Fechado para Jantar!

O jantares são comprados antecipadamente e a maioria das vezes são vendidos pelo site Foodpass (site que adoro, por sinal!), mas é sempre bom ficar ligado no Facebook deles.


Reservas: https://foodpass.com.br/
Preço Médio do Menu Completo: R$:180,00
Instagram: https://www.instagram.com/fechadoparajantar/

CLANDESTINO

O projeto Clandestino tem uma edição mensal que realmente impressiona.

O Clandestino é dirigido pela famosa Chef Bel Coelho que simplesmente é 10 na cozinha!

A proposta é realmente algo mais informal, como se a Chef estivesse cozinhando com toda ousadia e liberdade para amigos em sua residência.

O Clandestino, ao contrário de outras propostas, possui um lugar fixo. Ele fica no Beco do Batman, na Vila Madalena. Lugar super charmoso, clima incrível e um menu degustação de tirar o fôlego!


Reservas: 11- 96055-7700 ou fabiomoreira@fabiomoreira.com
Preço Médio do Menu Completo: R$: 235,00

JANTAR SECRETO

O Jantar Secreto possui uma proposta apaixonante!

Você fecha o jantar antecipadamente, e eles só te avisam o lugar algumas horas antes do evento!

Pode ser em um estúdio de fotografia, uma casa,  um jardim ou em qualquer lugar que sua imaginação deixar! O menu é criado exclusivamente para cada edição, sempre dentro de um tema. O fio condutor para a criação desses temas são as memórias, vivencias, viagens e reflexões.

Os responsáveis pelo jantar é idealizado pelo casal de Chefs Gustavo Rigueiral e Larissa Januário que são para lá de simpáticos e talentosos!

Foto Divulgação – Jantar Secreto

O local do evento é secreto, mas podemos contar que ele acontece na cidade de São Paulo. O endereço só é revelado aos participantes na véspera do evento, via e-mail.

É realizada somente uma temporada por mês, que dura três dias.  Você pode adquirir os seus ingressos online pelo site.

Você é vegetariano, vegano ou tem alergias e restrições alimentares? Não tem problema. Basta compartilhar essas informações com eles no momento da compra do seu ingresso que será preparado opções especialmente para você, sem custos ou taxas adicionais.

Reservas: https://foodpass.com.br/  ou  jantares.secretos@gmail.com
Preço médio do menu completo: R$:120,00

ATELIÊ NO ESCURO

Já pensou comer com os olhos vendados? O Atelie no Escuro oferece essa proposta incrível. Com o intuito de explorar a sensorialidade e estimular novas formas de percepção, vendamos os olhos de interessados em experiências transformadoras.

A idéia é realmente ter uma nova experiência e conhecer a gastronomia com um “novo olhar”. Eles organizam jantares lindos e temáticos para que sua experiência seja única!

Foto Divulgação – Ateliê no Escuro

Vivências impactantes podem acontecer através da nossa percepção, que se altera e se amplia; e nossa memória traz conteúdos importantes de nossa história. Enriquecemos nosso autoconhecimento, e ao mesmo tempo, partilhamos no grupo essas descobertas, o que fortalece uma experiência de vínculo e cumplicidade entre os parceiros ali presentes.

Ahh algo muito importante… os pratos são simplesmente incríveis e inovadores, o que dificultará de uma forma positiva a sua percepção de sabores.


Reservas: contato@atelienoescuro.com.br ou  http://www.atelienoescuro.com.br ou https://foodpass.com.br
Preço médio do menu completo: R$: 180,00

CASA DO ARAUJO

Toda sexta-feira rola muita comida boa, música agradável e anfitriões cheios de amor por este trabalho.

A Casa do Araujo é um projeto desenvolvido por Gustavo Araujo, autodidata e extremamente apaixonado pela gastronomia. Transmite isso para os pratos servidos aos seus convidados.

A casinha é super charmosa e fica localizada no coração da vila mariana.

Reservas: gustavo@casadoaraujo.com.br
Whatsapp: 11994927960

BIA GOLL

A Chef Bia Goll, juntamente com a sua parceira Luíza, realizam diversos eventos personalizados, brunch’s incríveis,os almoços e jantares realizados na própria casa da Bia. Uma casa super charmosa, no coração do bairro Consolação.

Bia participa de uma rede, onde são marcadas por dia e horário jantares na casa de grandes chefs como ela. A rede EatWith une cozinheiros e visitantes de vários países.

O que torna normal comer na parceria de turistas do mundo inteiro. Afinal, todos amam essa cozinheira de verdade!

Reservas:  http://www.eatwith.com
Preço médio do menu completo: R$: 140,00

PATAUÁ DA BAIANA

Já pensou em uma baiana simpática?!

Essa sem sombra de dúvidas é a Hélia Bispo Sá, conhecida como “Bá”!

Ela recebe seus convidados em um casa super charmosa, cheio de mimos, simpatia e comida impressionante! O menu sempre inclui o Acarajé, que diga-se de passagem é o melhor que já comemos!

Isso sem falar nos deliciosos pratos tradicionais da culinária baiana, como bobó de camarão e moqueca de peixe. Ela recebe sempre amigos, amigos de amigos ou qualquer pessoa que conquiste o seu coração na hora da reserva.

Reservas:  Patuadabaiana@bol.com.br ou (11) 3115-0513 ou http://www.homebistro.com.br
Preço Médio do menu completo:  R$:120,00

SABORES NO COPAN

A Chef Candida Balensiefer também trabalha com este conceito incrível de abrir as portas da sua casa para mostrar todo o seu talento na cozinha! Uma anfitriã excelente que se preocupa com os mínimos detalhes.

O jantar é servido no  29° andar do famoso Edifício Copan, uma vista incrível em um lugar apaixonante!

Candida fez gastronomia em Barcelona, e traz tudo que aprendeu em seus deliciosos pratos.

Reservas:  http://www.homebistro.com.br/evento/sabores-no-copan
Preço Médio do menu completo:  R$:90,00

VAMOS DE ALGUMAS DICAS?

O CAMINHO PARA O CORAÇÃO DO CONSUMIDOR

O primeiro passo para quem atua na área da gastronomia é reconhecer a necessidade de adaptação. O segundo é entender por onde começar a se reposicionar e tornar-se mais competitivo.

De acordo com o artigo “Experiência Gastronômica: encante o seu cliente para fidelizá-lo”, produzido pelo Sebrae e que pode ser acessado na íntegra aqui, existem seis dimensões que afetam a experiência do consumidor:

  1. FOCO NO CLIENTE:

Para que um cliente veja valor na experiência que está consumindo, ela precisa estar alinhada com os desejos e expectativas dele. É por isso que é fundamental entender quem é o cliente, o que ele deseja, em que circunstância ocorre o consumo e que problema o negócio pode ajudar a resolver. Ou seja, definir a persona do empreendimento é essencial para alinhar expectativas. Um restaurante que serve almoços executivos, por exemplo, tem uma missão muito diferente de um bistrô que recebe pessoas buscando comemorar bons momentos, por exemplo. Saber isso ajuda a definir o ambiente, o tipo de atendimento, o cardápio e de que forma é possível encantar o cliente.

2. GASTRONÔMIA

Em tempos de crescente interesse pela gastronomia – basta ver a quantidade de competições gastronômicas e programas de TV sobre o tema – o público, mais informado sobre as possibilidades de pratos, combinações, ingredientes e tendências, busca experimentar novos sabores, se preocupa mais com a apresentação dos pratos e valoriza a adaptabilidade dos restaurantes. Esse movimento motiva os empreendimentos a buscarem formas de desenvolver seus produtos, a cuidarem da impressão visual do que oferecem, a testarem novos ingredientes e a trazerem a criatividade para o dia a dia da cozinha.

3. IDENTIDADE

Um dos itens mais difíceis de trabalhar em um empreendimento é a questão da identidade e da autenticidade. Ao definir que público quer atender e o tipo de gastronomia oferecida, a ideia de manter a identidade tem a ver com ser fiel à proposta que o restaurante oferece. Uma casa especializada em comida japonesa que serve também hambúrgueres, por exemplo, não segue uma proposta de valor uniformizada e não transmite tanta confiança para o consumidor. É preciso ter foco na identidade em todos os âmbitos do empreendimento: da elaboração do cardápio até a apresentação visual e comunicação com os clientes.

4. PRODUTO/PRODUTOR

Uma tendência mundial que começa a ganhar força no Brasil propõe mais consciência sobre a origem dos alimentos que ingerimos. A preocupação em consumir produtos orgânicos, sazonais ou produzidos localmente (e que impulsionam a economia e os produtores locais) tem sido critério de muitos consumidores na hora de escolher onde comer. Investir nesses elementos ao comprar a matéria-prima dos pratos do restaurante pode funcionar como uma forma de se aproximar do consumidor e também como argumento na comunicação da empresa.

5. LOCALIZAÇÃO/ AMBIENTE

Outro aspecto essencial para garantir uma boa experiência gastronômica é a apresentação do ambiente. Em alguns lugares, a vista do local funciona como um adorno que se vende por contra própria (pense em um restaurante à beira-mar ou com vista para montanhas). Em outros, é preciso investir em uma ambientação que combine com a proposta de valor e com a identidade do restaurante. É aí que entra a importância de ter não apenas decoração, mas também som ambiente, objetos decorativos e diferentes detalhes que, somados, ajudam a criar uma experiência memorável.

6. TENDÊNCIAS SOCIAIS E DE CONSUMO

Comer é, e sempre foi, uma experiência social e coletiva. Hoje, em tempos de redes sociais e relações digitais, o tempo dedicado às refeições ganha ainda mais importância por fazer parte dos poucos momentos de desconexão do meio digital e permitir conexões reais. A forma como bares, restaurantes, cafeterias e outros empreendimentos gastronômicos é pensada ajuda a promover o compartilhamento, tendência que pode ser adotada como estratégia para atrair e fidelizar o público.

Cristiano Caldeira
Criador de conteúdo – 13/11/2020 – 18:37

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